Pages

Etiqueta: Postura

Eu sei que isso pode não ser util para a maioria de vocês mas eu tentei, essas dicas vão ajudar vocês a viver melhor .
COMO FICAR EM PÉ CORRETAMENTE

Comece por focalizar mentalmente cada um dos seguintes pontos:

1) PÉS - Apoie todo o peso de seu corpo sobre os três pontos básicos: calcanhar, metatarso externo e metatarso interno.

Os pés devem estar paralelos, um pouco afastados, para aumentar a base e oferecer maior equilíbrio. O peso do corpo, igualmente distribuído sobre as duas pernas sem aquele "jeitinho" tão brasileiro de jogar o quadril para um lado, com todo o peso sobre uma só perna, na falsa impressão de estar assim mais descansado. Esta última posição é incorreta, prejudicial e deselegante.

2) JOELHOS - Dobre ligeiramente os joelhos, o suficiente para aliviar qualquer enrijecimento nas articulações desse ponto.

3) QUADRIL - Bascule seu quadril até encontrar o encaixe perfeito .É um movimento em que se balança o quadril para frente (juntando-se os músculos glúteos) e para trás. Esta posição reduz a curva da coluna na altura da cintura (lordose lombar) e "diminui" automaticamente a barriga.

4) COLUNA - Imagine que seu corpo é um amontoado de blocos que devem ser superpostos alinhadamente, tendo a coluna por eixo. Imagine também que suas vértebras são trinta e três pratinhos que devem ser empilhados sem fazer curvas para não tombarem. Na verdade, jamais teremos a coluna reta. Ela é naturalmente sinuosa quando vista de perfil. A imagem de "empilhar pratinhos" ajudará você a procurar diminuir essa sinuosidade, e isso é bom.

Este cuidado de "empilhar blocos e pratinhos" deverá estar sempre presente em nossos exercícios até que se adquira uma postura natural e correta.

Quando um corpo está bem alinhado na vertical, podemos traçar uma linha que passa pela orelha , pelo meio do músculo deltóide, no ombro, pela lateral do quadril pela lateral do joelho e pelo maléolo exteno, aquele ponto mais saliente lateral entre o tornozelo e o pé

Quando você está em pé corretamente (e com elegância), a imagem que você passa é de segurança, confiança e determinação.
5) OMBROS - Deixe os ombros caírem naturalmente; não force posicioná-los para trás. Você se lembra das famosas frases com que os adultos infernizavam nossa infância? "Endireite as costas !", "Murche a barriga!", "Peito pra frente!", "Ombros pra trás!"...Bom não ter obedecido pois nada disso é útil. Posicionar corretamente a coluna, "endireitar as costas", é outra coisa. Não force os músculos a obedecerem cegamente a essas ordens, mas prepare-os para isso. Procure ter permanentemente a consciência da postura correta. O tronco, como todo o resto do corpo, deve estar bem solto, bem flexível, girando à vontade sobre o eixo/coluna. Muitas vezes a posição pode estar até boa, mas a rigidez toma conta dos músculos e anula os benefícios dessa postura correta.

6) PESCOÇO - Faça pequenos e suaves movimentos giratórios com a cabeça para produzir elasticidade, alongamento e tranquilidade nessa região (cervical), ponto que sofre muitas tensões em nosso quotidiano.

7) MAXILAR - Imagine que seu maxilar inferior se prende ao superior por meio de parafusos . Imagine-se agora "desatarrachando" esses parafusos, e vá ficando com a boca mole. Mantenha os lábios fechados, a língua em descanso solta no céu da boca, sua ponta tocando, sem pressionar, a base dos dentes superiores.

8) TESTA - A posição relachada dos maxilares e da língua propaga um grande relaxamento à testa, olhos, pálpebras, orelhas, couro cabeludo, e ainda se esparrama pelos ombros (músculo trapézio). O olhar se projeta com objetividade em linha paralela ao solo.

9) COURO CABELUDO - Reforce a consciência do relaxamento nessa área imaginando que seus cabelos se alongam dançando ao vento.
10) NARINAS - Porta de entrada de um dos sistemas mais importantes do nosso corpo: o respiratório. Deixe suas narinas bem abertas. Sinta o ar penetrando você, perceba o caminho que ele faz até dentro de seus pulmões, imagine o sangue levando oxigênio para todas as partes de seu corpo. Respirar corretamente produz a oxigenação adequada também do cérebro. Você vai provavelmente ficar mais lúcido, mais sereno, mais no controle de suas ações.

Estes são os dez pontos-chave para uma pessoa manter-se corretamente em pé. Você vai conseguir rapidamente dominar esta sequência e, em breve, estará trabalhando os dez ao mesmo tempo.

Esta é a posição básica de uma postura correta e elegante em pé, mas não deve ser mantida por muito tempo. Você pode também deslocar um dos pés, ora para frente, ora para trás. O seu corpo se movimentará em sintonia, de forma que quase todo seu peso ficará sobre uma perna só, essa que se projetou. O seu tronco deve estar colocado agora sobre a coxa, fazendo dessa perna uma coluna de sustentação. Em nenhum momento dê aquela "quebrada" de quadril a que já nos referimos.

0 comentários:

Postar um comentário